sábado, 12 de novembro de 2016

LEONARD COHEN

 Ontem,11 Novembro 2016, por volta das 10h ouvi na rádio a notícia que o cantor canadiano e judeu Leonard Cohen tinha falecido devido a uma cancro, doença esta que apenas era conhecida entre familiares, porque assim o quis.
 Gosto de algumas músicas dele, outras não conheço, embora cá em casa tínhamos os CD's dele, dos mais antigos aos álbuns mais recentes que ele fez.
 Não é para ser cliché, muito menos por ele ter morrido, mas eu acho que ele sim, deveria ter recebido o Prémio Nobel da Literatura do que Bob Dylan, afinal tem mais qualidade poética.
 Embora os dois tenham qualidade no que criam, a meu ver Leonard Cohen é mais poético, mais "floreado", mais belo, mais elegante, um senhor, ou seja, ele é um senhor a escrever música, aliás a maneira tão delicada e perfumada que ele escreve sobre as Mulheres é maravilhoso!
 A maneira como ele honra a mulher e o homem como algo uno, algo que se completa, algo que se é em conjunto é lindíssimo, aliás as músicas deste grande senhor são belíssimas, dá gosto ouvir calmamente e deliciar-nos com a sua poesia, com a sua música, com sua mestria, com a sua sensibilidade!
 De todas as músicas que ele fez as que eu gosto mais são: "Dance Me to the End of Love", "I'm Your Man","You Want It Darker", "Everybody Knows", "Take The Waltz", "Hallelujah" entre outras.
 Geralmente o mundo perde cedo grandes homens e mulheres que directa e indirectamente mudaram positivamente o mundo, mas é o correr natural das coisas, ou seja, todos nós um dia, mais cedo ou mais tarde, falecemos, claro que não é bom, mas também a imortalidade não seria assim tão boa, embora muitos o desejam.
 A forma mais nobre de uma pessoa se tornar imortal neste Mundo é ajudar directa e indirectamente através da Poesia, Música, Arte, Educação, Ciência, Tecnologia, Medicina, Desporto, Biologia, entre outras áreas...e se as pessoas ajudarem primeiro os outros e a seguir a si...tornam-se especiais como Leonard Cohen.
Que descanse em paz o grande Poeta, Compositor, Músico e Cantor Leonard Cohen!

Sem comentários:

Enviar um comentário