quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Mudar a Ponte D. Maria Pia de sítio

Como se veio a saber pelos meios de comunicação social "Arquitectos portugueses propõem mudar a Ponte D.Maria Pia de sitio" quanto a isto houve imensas opiniões a favor e outras contra, como em todos os temas que seja da cidade, do país ou do mundo.
Mas este post serve para eu dar a minha opinião, acho que devo dar uma vez que eu sou portuense mas também porque deve-se opinar este tipo de assuntos.


Opinião:
A Cidade do Porto é uma das cidades mais antigas de Portugal, ao ponto de dar o nome ao próprio país ........Portus Cale.
Ao longo de vários séculos até aos dias de hoje foi-se criando vários edifícios, ruas,praças,pontes, palácios, etc... etc.
Senão estou em erro a primeira ponte do Porto foi a ponte das barcas, a seguir foi a ponte pênsil, depois a ponte D.Maria, depois ponte D.Luiz I, depois ponte Arrabida, depois ponte S.João e por fim e mais recente ponte D.Infante (peço desculpa se estou errado na ordem delas.....).

Todas as pontes fazem inevitavelmente parte da imagem que se tem do Porto enquanto Cidade,e mesmo em termos turísticos...o visitante já se habituou a ver o Porto com "todas" as pontes, e portanto há certos monumentos que onde estão fazem sentido porque foram projectados para aquele local!

Mudar a ponte de um sitio é descontextualizar toda a Cidade, ou seja, não é por deslocarmos um monumento e  colocar noutro sitio mesmo que seja na mesma cidade que vai-se manter tudo igual muito pelo contrário.....se isto acontecesse por exemplo em termos visuais e mesmo sentimentais haveria um grande vazio, porque poderá e há mesmo pessoas que sentem carinho pela ponte D.Maria, estamos a falar de uma ponte que há bem pouco tempo ainda estava em funcionamento......os meus pais chegaram a andar nela!.

Esta ideia de tirar e colocar noutro sitio a ponte remete para uma cultura, A Cultura da Gare que estava ligada aos caminhos de ferro mas também ao ferro e ao vidro enquanto materiais construtivos e neste período construía-se frequentemente palácios para Exposições basicamente só com ferro e vidro precisamente com o intuito de mudar estes espaços para outras cidades,e portanto esta ideia de mudar a ponte parece algo já cliché tento como base a cultura da gare...suponho.


Portanto não se ponham com ideias malucas,e não pensem que é inovador porque não o é, duvido muito que um turista gostasse de ver uma ponte noutro local digo eu…..é que os turistas,ALGUNS turistas já têm uma ideia pré definida da Cidade do Porto……e mais imaginem o tempo e DINHEIRO que se “consumisse” ao tirar a ponte e a colocar noutro sitio.
Nesta noticia os arquitectos acreditam que em 5 meses se colocava a ponte eu não acredito muito nisso mas pronto!

Sem comentários:

Enviar um comentário