quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Minha Relação Com A Cerâmica

No  11ºano,no 3º período tive o módulo 3 que era sobre o Futurismo, posso dizer que o trabalho propriamente dito, é em grés; resultou muito bem.
É uma lastra 30 x 30 cm com 8 cilindros (com 10 cm de altura), com algumas porcas (em baixo e alto relevo) e uma mega roda dentada, imaginem tudo isto, não é lindo?
Creio que é!
Muitos professores e também alunos que viram este meu trabalho associavam a fábrica de carvão, ou de qualquer outra coisa industrial.



No 12ºano tive 3 módulos : o primeiro era um painel cerâmico, o segundo é a FCT (Formação em Contexto de Trabalho) que era a decoração de um prato com 36 cm de diâmetro, seguindo o tema "A cerâmica, o museu e a cidade" com a pareceria do Museu Nacional Soares dos Reis, por fim o terceiro e último módulo é a PAA (Prova Aptidão Artística) em que o tema é "Movimento e Tempo".

A minha professora do 12ºano que está há milhentos anos na escola é um jóia de senhora, uma exelente profissional e estou a falar muito mas mesmo muito a sério, é uma professora que junta a brincadeira com o trabalho mas quando se passava......passava-se mesmo, mas eu adoro-a é mesmo muito querida, não sei porquê lembra-me muito a minha mãe, é bom certo? eu creio que sim!
Esta professora dizia e diz:
"A cerâmica é para ser vista ao longe!, só depois é que se vai aproximando para se ver os detalhes".
Esta frase dizia-me tanto, mesmo tanto e no entanto ás  vezes tentava aplicar mas é difícil.....vou recordar sempre esta professora e também a própria cerâmica.

Autor : Carlos Cordoeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário