quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Minha Relação Com A Geometria Descritiva A

A primeira vez que a vi parecia o abecedário em termos matemáticos, o "abc" da Geometria é algo como ponto, reta e plano isto é o mais básico assim como as vogais que se aprende na primária.
Depois a geometria cresce e torna-se ou transforma-se em várias retas e planos com vários nomes que são facilmente decoráveis mas por vezes de dificil visualização espacial.
Sim para além das retas e planos juntam-se figuras planas como triangulos, quadrados, rectângulos entre outras formas, sim depois vem o melhor de tudo, bonito de se fazer e ver : os sólidos (que vão desde de cones de revolução a prismas de base triangular, quadrangular) imaginem o cruzamento, ou trânsito de linhas para algures no meio surgir uma coisa chamado sólido,ah............ e sombras? sim, também se faz as sombras dos meus amigos sólidos, para finalizar aprendo axonometrias sejam elas: isometria, dimetria ou trimetria (anisometria), isto parecem palavrões mas na prática até é fácil.
Tudo que referi aqui e agora é-me conhecido aliás tenho um carinho especial pela Geometria, como que se fosse uma amiga, sim, é muito mais amiga do que raparigas que andam por aí achando-se superiores, voltando á minha amiga.....pergunto-me constantemente porque é que esta querida rapariga de linhas faz sentido espacialmente e no papel não?
Porquê?
Eu percebo-a, eu consigo vê-la, consigo compreender mas ela insiste em confundir-me mas eu não a estudo, ó e ela agora está chateada mas podia estar feliz!, uma vez escrevi para um trabalho escrevi um conceito que se é:
"Há sempre geometria para além do que se vê"
É bonito não é ? mas defini de forma tão surrealista que nem mesmo eu compreendi mas gostei, há determinadas coisas que se gosta mas não se compreende,e quando compreendemos até perde a graça.
Eu perante a Geometria prefiro ter uma atitude saudável, no sentido, de admitir que ela é complexa como a vida é, gosto dela mas tenho que entender a sua verdadeira essência para que a nossa amizade seja realmente geométrica.
Não pretendo esquecê-la, sempre gostei dela, simplesmente não soube mostrar isso e peço-lhe desculpa e a mim mesmo também, eu sabia que com esforço ia conseguir.
Desculpa-me Geometria.


Autor : Carlos Cordoeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário