segunda-feira, 4 de março de 2019

CONAN OSÍRIS (FESTIVAL CANÇÃO 2019)

 O Festival da Canção, em Portugal, todos os anos é sempre expressivo, por tudo que lhe está associado, para o bom e para o mau das situações.
 Há sempre bons e maus concorrentes, na opinião de todos os portugueses.
 Este ano, 2019, foi a primeira vez que vi do início ao fim o Festival da Canção, transmitido pela RTP1, Sábado, 2 Março 2019.
 Muito antes da final começar na RTP1, eu já tinha ouvido Conan Osíris - Telemóveis, confesso que estranhei a letra propriamente dita, porque o instrumental e a sua composição gostei, logo desde do início.
 Entretanto ouvi Matay - Perfeito, e desde logo que gostei, pela letra, sensibilidade, doçura, amor, carinho, paz, a letra aparentemente era simples ou talvez mesmo cliché...mas isso não quer dizer que não tenha qualidade, muito pelo contrário...curiosamente a parte da orquestra e do piano faz-me lembrar qualquer coisa do Salvador Sobral - Amar Pelos Dois, embora saiba que isto também possa ser cliché.
 A partir do momento que as músicas do Festival da Canção tiveram disponíveis no YouTube e Spotify ouvi logo todas, mesmo as que não gostava.
 Desde de cedo votei, votei, votei, votei imensas vezes no Matay - Perfeito, porque via nesta música algo mais transcendental que pudesse ser levado há Eurovisão, não via apenas uma música de amor mas algo mais, difícil de explicar.
 Soube através da final, que o Conan Osíris ganhou o Festival da Canção de 2019, através das redes sociais dei os parabéns quer ao Matay, quer ao Conan.
 A partir desse momento, comecei a ouvir mais e melhor o Conan Osíris e tentar compreender a excentricidade dele, a diferença, a invulgaridade, o lado estranho que por um lado odeia-se por outro acha-se uma certa graça.
 A meu ver, é um pouco irónico, os portugueses irem para as redes sociais falarem mal do Conan e por outro lado votarem nele para seguir para a Eurovisão, mas pronto...este tipo de situações irão existir sempre, mesmo que não se queira.
 O Conan (nome artístico de Tiago Miranda), tem uma personalidade e uma veia artística muito curiosa, fora do normal, digo isto não no sentido pejorativo, mas sim porque estamos num país, Portugal que ainda é fechado a novas modas, tendências, artes, estilos...e não vale a pena negar porque efectivamente é verdade...por vezes basta uma pessoa sair um pouco fora do "padrão" social imposto por uma sociedade que parece dos anos 70 ou 80 que já é o fim do mundo.......mesmo em áreas artísticas como Arquitectura, Pintura, Escultura entre outras semelhantes já se vê uma espécie de "atrevimento" que lá fora já é mais que normal.
  Uma coisa que adorei no Conan foi as vestes, os efeitos da voz, as luzes, os sons, e o lado espontâneo, e os tiques "nervosos" mas ao mesmo tempo interessantes quando ele cantou, tudo na sua prestação pareceu planeado ao mais pequeno detalhe.
  Sempre disse aos meus amigos e família que se o Matay não ganhasse, oh menos que fosse o Conan a ganhar, visto que os outros concorrentes a concurso são médios ou......medíocres....sinceramente? Penso que por exemplo a Surma não deveria estar lá, visto que tinha má dicção, e era mais show off, no sentido que apenas era a imagem e a cor que tentam valer e nem tanto ela e a voz - foi esta a minha impressão.
  Por vezes, é preciso saber-se analisar todos os concorrentes para o bem e par o mal das situações, porque por exemplo, eu efectivamente não gostei mesmo nada da Surma, porque para mim um bom cantor é aquele que entre outras coisas tem uma boa dicção e consegue encantar as pessoas não basta apenas e só aparecer no palco.
Voltando ao Conan...adorei o acústico que ele fez no programa da Cristina Ferreira, SIC da sua música Telemóveis, emocionou-me mais e compreendi mais coisas, senti muito mais a letra e sim ele tem algo na voz que faz lembrar o Fado e até mesmo António Variações...e até é difícil e "esquisito" tentar encontrar de forma definitiva influências musicais nele.
  O Conan irá representar bem Portugal, porque no fundo irá mostrar que através de mensagens sentidas e verdadeiras se pode ir longe....nas redes sociais fartei-me de ler que não era apenas sobre telemóveis mas sim sobre algo mais transcendental...mas isso não é novidade nenhuma, e não se quer saber disso, ou seja, o mais importante a retirar disto tudo é acreditar e aceitar acima de tudo novas pessoas, novas diferenças, novos conceitos, novas artes, ou seja, Portugal e o Mundo ter uma mente mais aberta a novos tipos de música que façam valer a pena.

1 comentário:

  1. Olá Carlos, tudo bem? Concordo contigo. Ele é artista, mesmo que digam o contrário. Também estranhei ao início. Mas, lá está, " primeiro estranha-se, depois entranha-se". :)

    ResponderEliminar