domingo, 1 de janeiro de 2012

Cenografia(Teatro)

O objectivo era a audição do Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Sëns (Le Carnaval des Animaux,Camille Saint-Sëns).
A partir da audição e do movimento artístico Cubismo tinha que desenvolver um figurino e um (ou mais) cenários.
Não tirei fotografia ao figurino mas tirei aos cenários executados por mim,quer o figurino quer os cenários deviam ser baseados no Carnaval dos Animais e o Cubismo(enquanto movimento artístico).
Considero que executei cenários elegantes,a nível de cor estão bons,acho que devia ter mais alegria visto que seria um Carnaval mas ainda assim considero bom o trabalho que fiz.
Gosto muito do primeiro cenário,mas o segundo gosto mais porque a nível teatral,de palco seria mais e melhor desenvolvido do que o primeiro.
O primeiro seria o básico.
O segundo cenário(segunda imagem) iria ser idêntico ao primeiro mas com cordas,fios de vários tamanhos e cores e aquela espécie de bola que se pode ver no canto superior direito seria também de cordas de vários tamanhos que seriam iluminadas com as cores iguais ás dos cubos, mas cada uma na sua vez e depois chegaria uma parte da peça de teatro em que a bola iluminaria com todas as cores.
Passo a explicar como seria o cenário.O cenário iria ter vários cubos, de várias cores,cada cubo iria ter aproximadamente 2 metros de altura por 2 metros de cumprimento e cada actor/actriz iria actuar dentro do cubo.
O cubo teria vidros em todas as partes menos na parte onde o actor entra,o vidro eventualmente poderia ter cor.
Os cubos seriam de um material relativamente leve para que os actores e actrizes pudem deslocar os cubos para várias partes do palco.
Eu pensei também fazer com que os actores dançassem a musica Carnaval dos Animais dentro e fora dos cubos.
Os cubos seriam como elementos de decoração em relação ao palco mas teriam função para cada actor e actriz desempenhar o seu papel.
Os cubos são pintados com uma cor pré-definida mas depois com a ajuda da luz enquanto elemento cénico as cores mudariam por exemplo: um cubo é amarelo e a luz é vermelha logo amarelo + vermelho = laranja logo o cubo ficaria laranja,mesmo que se tratasse de uma ilusão óptica,mas aqui a luz vinha como material para apoiar ainda mais o espectáculo cénico para haver mais cor, porque assim não iria ser necessário fazer muitos cubos com muitas cores e tonalidades, com o apoio da luz basta pintar com determinadas cores os cubos que depois a luz ao incidir irá mudar a cor do cubo e assim temos uma nova cor.
Há volta do palco não teria mais nada,á partida embora eu no segundo cenário (segunda imagem) tenha feito com mais materiais, eu talvez fosse optar pelo primeiro cenário (primeira imagem) que contém apenas os cubos coloridos mas acho que o primeiro cenário poderá estar mais ligado ao Carnaval dos Animais (quando ouço, leio ou escrevo a palavra carnaval associo a festa, cor, luz, som e pode haver todas estas características num cenário que é só cubos coloridos), portanto um cenário não tem necessariamente que ser um espaço todo ocupado por elementos cénicos poderá eventualmente ser aquele espaço que só tenha um elemento cénico,o que é difícil,e seria arriscado mesmo sendo para um espéctaculo pequeno.
Eu simplesmente coloquei os cubos com cores vivas e alegres porque o Carnaval é isso mesmo,alegria!





Sem comentários:

Enviar um comentário