domingo, 19 de junho de 2016

Arquitectura

Carlos Cordoeiro
Templo
Caneta preta sobre folha a3
2016
A Arquitectura, para mim, é muito mais do que uma simples área técnica, criativa e prática.

 Para mim, a Arquitectura é muito mais que um passatempo, um simples desperdiçar de tempo, um gastar de materiais, para mim é muito mais, vai  muito para além do que é tangível em termos de compreensão.
 Como se sabe as crianças têm uma capacidade excelente de absorver toda a informação visual, auditiva, táctil, olfactiva, ou seja, as crianças têm mais facilidade a captar o que lhes interessa.
 No meu caso, quando era criança, despertou em mim o gosto pelo Desenho e Pintura mas algo muito precoce, muito básico mas já com o uso diferente da gama cromática.
 Em criança e na adolescência viajei muito, conheci muito, obtive cultura, muito conhecimento através da visita a Igrejas, Catedrais, Mosteiros, Museus, Jardins, Parques entre outros espaços, outras cidades que obviamente influenciaram-me de forma consciente e inconscientemente para os desenhos que mais tarde iria a fazer.
 É por volta do ano 1999 que começo a fazer os meus primeiros desenhos relacionados com Arquitectura, algo muito prematuro visto que não há uma educação técnica e formal sobre o assunto.
 Inicialmente o que eu desenhava era casas civis, catedrais, castelos e planos urbanísticos com base em algumas cidades portuguesas e outros eram imaginados. Uma vez que desde de pequeno até agora, criei em mim, uma educação há volta da Arte, em torno do Desenho, Escultura, Pintura entre outras áreas que mais tarde acabo por desenvolver por gosto.
 Quanto a Arquitectura...os meus desenhos sempre se basearam em tipos de Arquitectura já existentes que eu vi nos monumentos.
 Os primeiros projectos que fiz, que acaba por ser o que eu desenho mais são as Catedrais, um conjunto de vários desenhos que se intitulam como tal visto que se baseiam em em Arquitectura Religiosa e não só.
 É complexo, difícil e até mesmo exigente para mim, dizer os estilos efectivamente que transponho para as minhas catedrais visto que eu faço uma mistura de tudo.
 Eu tanto desenho catedrais góticas, como desenho catedrais modernas, passando por estilos de Arquitectura como:
Mudéjar, Islâmica, Românico, Gótico, Gótico Flamejante, Renascimento, Barroco, Rococó, Arte Nova, Arte Deco, Moderna e Contemporânea.
 Eu no fundo acabo por absorver todos estes estilos e ainda acrescento o meu cunho, "a minha" arquitectura, o meu imaginário, e por isso o resultado são edifícios que parecem familiares, mas ao mesmo tempo surreais na medida que dão uma sensação de existir pela estrutura, pela geometria mas não num lugar, numa geografia.
Eu também tenho arquitectos de referência, passo a citar:
Otto Wagner, Karl Schinkel, Jean Prouvé, Marcel Breuer, Pierre Koenig, Rudolf Schindler e Hans Scharoun.

Autor do texto, desenho e fotografia: Carlos Cordoeiro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário