quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Escola Artística Soares dos Reis (IMPRESSÕES)

  Frequentei esta escola de 2008-2013.
  Nesta escola fiz o curso de Produção Artística - Especialização em Cerâmica.
  Durante todo o meu percurso escolar nesta escola tive momentos excelentes como momentos péssimos, claro que só guardo os melhores porque isso é que importa para falar de uma escola que já esteve no pedestal mas que agora está normal.
  Quando entrei à semelhança de outros alunos, achei que durante o 10º ano aquilo era tudo fashion, cool, invulgar, e que era fácil coisa que nunca aconteceu muito pelo contrário.
  Claro que inicialmente, pelo menos falo por mim, o aluno não imagina ter uma disciplina como PT (Projecto e Tecnologias) pela originalidade das oficinas, pelo ambiente, pela cooperação e pelas horas extras que estamos por causa das P.A.A (Prova de Aptidão Artística), eu sabia também qe ia  ter a adorável Geometria Descritiva A.
  Inicialmente não gostava desta disciplina mas percebi mais tarde a forte ligação que tinha com a Arquitectura e aprendi a gostar.
  Claro que recordo momentos que foram felizes e outros nem tanto assim como houve anos que queria abdicar das aulas por inúmeros factores.
  Não estou a escrever isto como cliché de todos os outros que já o escreveram simplesmente achei que poderia também escrever, para ficar na memória a opinião de um aluno que não ligou assim tanto ao nome da escola enquanto rótulo, aliás a diferença é que esta é de Artes e as outras não.
  Curiosamente mas ao mesmo tempo pensei que os cursos fossem muito mais próximos das Belas Artes (Arquitectura, Pintura e Escultura) entre outras áreas de ensino superior, o que não estava de certa forma errado visto que havia esta relação nos anos 70 e 80.
  Na nova escola, os intervalos eram tão secantes e que para mim eram passados a escrever os meus poemas enquanto ouvia música Soul, Jazz, Blues, Pop, Reggae embora a minha preferência fosse mais o Soul, Jazz e Blues porque é o que eu fui habituado a ouvir em casa nomes como Aretha Franklin, Sara Vaughn, Nina Simone, Ella Fitzgerald, Ottis Redding, Ray Charles, James Brown entre outros nomes.
  Nunca fui, nem quis ser uma figura bastante presencial como outros colegas na escola, fui estando, fui estudando, fui-me conformando e claro era um ardente da Biblioteca pelos livros que incansavelmente via chegando tarde ás aulas, mas pelo menos era por uma boa razão.
  Fui sempre ingénuo, naïf, descontraído, na minha atitude perante a escola, nem foi bom nem foi mau apenas foi uma escola que me fez evoluir imenso na minha Arte; curiosamente depois de sair definitivamente de lá fiz 5 exposições (3 colectivas e 2 individuais) todas na Cidade do Porto.
  Criei algum carinho e respeito por alguns Prof's outros nem sequer quero vê-los porque não me significaram nada para mim, a minha postura foi sempre natural, sem falsidades, falava...demais lixando a folha de aluno mas para mim era cagativo aliás houve anos que foram uma seca porque estudava quase por favor, e quem me conhece verdadeiramente nesta escola sabe que eu sempre fui uma pessoa normal mas que tinha os meus limites para tudo.
  Não esperem  que eu diga: "Ah tão bom aqueles anos......aquilo sim é que foi um Secundário à maneira...........", Não sou assim, houve coisas boas e coisas más que me consumiram ao ponto de começar a foder os estudos,o e baixando as notas, mas tenho lá pessoas, que admiro por terem me ajudado quando eu precisei realmente.
  Mas não guardo rancor mas sim momentos puros, parvos, hilariantes e brincalhões que eu próprio criei.

Autor : Carlos Cordoeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário