segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Poema Coragem Acima do Medo

Coragem acima do medo foi o que eu tive quando comecei tudo isto sem perguntar;
Foi também traçar um caminho cedo demais sem saber se era o certo,
mesmo correndo o risco de tudo correr mal para o meu interior ainda a formar-se;
Coragem acima do medo foi eu ser o que não era suposto em tenra idade,
em que o que eu queria era superior à escola mesmo sendo isso sendo errado;
Coragem acima do medo foi assumir o desenho como prioridade
mesmo a escola tornando-se tão secundária que nem escolha tinha na vida;
Coragem acima do medo foi os meus cadernos estarem revestidos com a verdade poética
e nem tanto com o conteúdo já derretido e cansativo de cada disciplina;
Coragem acima do medo foi caminhar tanto por algo melhor que acontecia a seguir
mas depois a felicidade de ir, de regressar para sítios mais acolhedores;
Coragem acima do medo foi não me deixar de produzir artisticamente para tentar acima de tudo
criar algo já definitivo para ser seguro e real num futuro próximo;
Coragem acima do medo foi passando sempre cada ano dogmático da escola
através dos desenhos, pintura, escrita e catedrais projectadas com o maior interesse;
Coragem acima do medo foi arriscar tanto mas mesmo tanto pelo o que eu quis mesmo todos
dizendo que era melhor recuar, melhor ter medo, melhor não ser feliz mas eu recusei-os;
Coragem acima do medo foi eu falar apenas o que me convinha na minha maneira de ser
mesmo que isso fosse um erro que me atrasasse alguns anos académicos e profissionais;
Coragem acima do medo foi eu ir-me tantas mas mesmo tantas vezes abaixo por pessoas que se achavam superiores mesmo na sua espiritualidade, ego, e  sentimento,
mas agora onde estão? o que fazem? não sei nada delas porque a minha amiga poética foi mais forte;
Coragem acima de medo foi caminhar à sorte alguns anos mesmo esses levando-me á felicidade
uma felicidade tão estranha como a estranheza do futuro do amanhã incerto;
Coragem acima do medo foi ignorar e desprezar todos aqueles que fizeram o mesmo comigo,
que o fizeram sem qualquer justificação por eu estar no meu mundo sonhador real que me move;
Coragem acima do medo foi todos estes sentimentos, todos este anos com alguma preguiça
com a preguiça de ter que lutar constantemente sem adversários que tivessem objectivos tão belos como os meus que são naturais como o nascer das estrelas à noite que tu tanto gostas de admirar.





Coragem acima do medo foi reconhecer os anos negros e mais tristes que me fizeram secar
como uma rosa num deserto sem qualquer apoio ou amor para crescer tão naturalmente;
Coragem acima do medo foi reconhecer aquilo que fui de mau, aquilo que me fez corroer, aquilo que me fez magoar os outros, aquilo que incendiou os corações inocentes dos que mais amava;
Coragem acima do medo foi tanta coisa ao mesmo tempo que eu não tive como suportar
simplesmente fui deixando passado como se fosse um dia de chuva;
Coragem acima do medo é recear que aqueles que amei e amo vão por o caminho errado e este
seja o mais obscuros dos destinos mas sem regresso porque não há maneira de;
Coragem acima do medo foi ser persistente no que era considerado impossível realizar mas que
aconteceu e ninguém veio comprovar isso apenas invejar a normalidade das criações;
Coragem acima do medo foi provar as impossibilidades criativas e profissionais àqueles que queriam tanto por trás como algo maioritário para a minha vida diária;
Coragem acima do medo foi resistir ao impulso de querer tomar as decisões incorrectas mesmo sabendo que tinha as pessoas ali ao meu lado a dizer que não mesmo eu ignorando isto;
Coragem acima do medo foi tentar perceber e ter a consciência das coisas mais tristes, assim como os destinos mais indesejáveis mas têm que ser realizáveis para novas estrelas pontilharem o céu;
Coragem acima do medo é tentar entrar em tudo, apoiar-me em tudo, tentar fazer de tudo mesmo sabendo que isso pode me custar o desgaste da vida, do amor, da amizade, da arte;
Coragem acima do medo foi sentir amores tão intenso como este de escrever para ti sem qualquer pudor, sem qualquer filtro, sem qualquer máscara e por isso sinto-me despido mas aliviado em contar;
Coragem acima do medo foi achar que tudo que se escreve mesmo na poesia poderia ser real nos nossos corações como amor vivido neste mundo destruído pela banalidade das coisas;
Coragem acima do medo foi de passar o tempo e de não te ter amado nem arriscado por isso com medo não te amei tanto, não te beijei tanto, não te abracei tanto, não senti o calor disto do amor;
Coragem acima do medo é conhecer todas as fraquezas sem qualquer máscara a esconder, não isso seria teatralizar os sentimentos, seria falsificá-los, e este amor por ti foi tão intenso que já nem me recordo quem foste ou quem és;
Coragem acima do medo foi escrever tanto mas mesmo tanto por ti que já nem sei se os meus poemas de amor estão amarelados do tempo, sem letras por causa da chuva dura como o nosso amor que não aconteceu até agora;
Coragem acima do medo foi estes anos todos escrever-te com todo o respeito, com toda a minha sinceridade, com toda a minha verdade, com todo o meu amor mesmo sabendo que nada ia receber nada em troca;
Coragem acima do medo foi aqui e agora escrever-te isto tudo mesmo sabendo que tu continuarás igual mais emocionada mas igual aos outros dias e sem vires até mim para me amar finalmente,


Autor : Carlos Cordoeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário