sábado, 24 de outubro de 2015

Formação em Contexto de Trabalho (F.C.T)

Fiz o meu Secundário na Escola Artística Soares dos Reis, Porto em concreto o curso de Produção Artística - Especialização em Cerâmica. 
  No 12º ano no curso em causa tínhamos 3 módulos são eles:
um painel, F.C.T (Formação em Contexto de Trabalho) e por fim P.A.A (Prova de Aptidão Artística).
  "A Cerâmica, o Museu e a Cidade" foi o tema lançado pelo Museu Nacional Soares dos Reis, Porto a mim e aos meus colegas do curso.
  A proposta consistia em conceber e realizar a decoração de um prato e tinha, por um lado, o objectivo de contribuir para um melhor conhecimento do património cerâmico do Museu e, por outro, o de salientar a importância do Museu na área pedagógica urbana do Porto.
  A exploração do tema e a colaboração estabelecida entre o museu e o curso de Produção Artística, especialização em Cerâmica, questionei alguns aspectos relativos à evolução da história, da cultura e da indústria cerâmica na região do Porto bem como as suas influências. 
 Qual o lugar que ocupa o Museu na cidade como parceiro cultural activo? Como pode comunicar/ensinar, através das suas peças, a história de uma região reconhecendo que um museu é um lugar de vivências e partilhar por diferentes públicos? 
  O entendimento do tema/projecto e a exploração do universo cerâmico nas Artes Plásticas foram o ponto de partida para promover uma pesquisa conceptual e material que permite a cada aluno encontrar soluções.
 Os pratos decorados foram posteriormente expostos a partir de 18 Outubro 2013 no Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.










Sem comentários:

Enviar um comentário