quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Texto sobre a Massa à Bolonhesa.


  Será que esta massa veio de Bolonha (ou Bologna) que é uma cidade de Itália? Talvez porque não o nome dela é bolonhesa se calhar ela nasceu lá, talvez veja lá o berço dela feita de massa muito delicada e macia para a massa bolonhesa bebé crescer direito e saborosa para depois ser apetecivelmente devorada pelas pessoas italianas do Mundo.
  Ela inicialmente era só um fio muito pequeno e fino mais do que o algodão e nem sequer era saboreada precisamente porque não passava de um fio sem sabor, sem cor, sem expressão, sem ser conhecida apenas um fio que era deixado sempre na beira do prato por todas as pessoas visto que preferiam mais o arroz do que a massa.
 Mas este pobre e simples fio de massa queria tornar-se conhecido e famoso nas bocas do mundo mas não sabia muito bem como até que houve um dia que ia a passear pela baixa da cidade de Bolonha e viu os seus amigos de infância eram eles:
a cebola, o alho, a folha de louro, a margarina, o tomate, o queijo ralado, o sal, a pimenta, a noz-moscada e os orégãos e estiveram a falar imenso tempo para tentar combinar novos sabores, novos pratos italianos, novas formas de agradar o apetite das pessoas até que de repente chega a vaca mas picada e em várias bolinhas mas toda junta.
  A massa ficou imenso tempo a contemplar estas bolinhas, a contemplar as suas cores, formas, feitios, tamanhos, particularidades entre outros aspectos até que decidiu e disse o seguinte:
 Bolinha de vaca mas picada já sei, chamo-te agora picada – sorriu-se a massa.
Mas tem mesmo que ser? Eu sou uma vaca mas aos bocados – disse a vaca mas picada.
És uma vaca? Onde estão as tuas manchas pretas e brancas? –  questionar a duvidar a massa.
Durante o sono roubaram-me a minha pele e fizeram dela um vestido de gala e por isso estou com a carne à mostra – disse a vaca um pouco triste.
Não te preocupes! – gritou a massa, Nós os dois podemos ser muito mais famosos, mais importantes, mais felizes, mais amorosos, mais tudo do que essa pessoa que fez da tua pele um vestido de gala – falava alto e com entusiasmo a massa.
Ai sim ?!  - admirada perguntava a vaca mas picada.
Sim, sim; tu e eu podemos, se quiseres, fazermos um dupla no prato – disse a sorrir a massa .
Ó sim porque não !?, afinal teria o teu conforto enrolado em mim – disse a vaca mas picada a sorrir.
Naquele momento eles, a massa e a vaca mas picada, tornaram-se apenas um passando a chamarem-se massa à bolonhesa, e cada dia, semana, mês e anos que passavam iam sendo cada vez mais conhecido até hoje aqui e agora estarem à minha frente e eu estar pronto a comer.


Autor : Carlos Cordoeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário