segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A Filosofia na Assembleia

A Filosofia na Assembleia
(a Filosofia como um meio directo e complexo) para planificar uma sociedade com deficiências nas competências).





 Eu sei que cometi o erro de escrever algum que já existe há séculos, a Filosofia na Assembleia e sei que é arriscado falar-se  de algo que já há, mas pensemos que cada pessoa pode sempre tentar reformular e ajustar à realidade e porque não o mesmo tema mas um contexto diferente?
 É uma hipótese......obviamente que não quero fazer-me Filosofo até porque é complexo e não são torna Filosofia um argumento temporário simplesmente quero dar a minha opinião do possível , do que torna compreensível.
 Vou sim falar da Filosofia na Assembleia (Portuguesa) dos nossos dias.
 Curiosamente a sala onde os nossos deputados falam é majestosa, grande, imponente, não sei se isso é ou não propositado mas dá de forma ilusória um poder aos que lá falam, mesmo que  sejam assuntos desconsiderados, eles lá dialogam de forma calorosa, só falta montar uma barraca e começar a dizer: "ó freguês.....".
 Uma vez  que forçosamente obrigaram a comprar TDT (um serviço que supostamente iria melhorar a televisão e só piora com cortes de imagem em dias de temporal) vejo o canal ARTV (Assembleia Republica TV) e todos os dias dá para ver "debates" ou então assuntos por ordem de importância.....enfim coisas insignificantes.
 Em primeiro lugar acho que os deputados deveriam ter aulas de voz, etiqueta, argumento e ética...pela razão de que se eles têm um microfone à frente deles porque é que eles berram?
 A meu ver para haver uma coerência no discurso a voz deve ser plena, firme, coerente, e assertiva e não o oposto, porque independentemente de falar correctamente ou não eles não se ouvem, uns dizem uma determinada coisa e o outro diz o contrário, não há um fio condutor, eles ultimamente preferem-se atacar.
 Eu não vou negar, que adoro ver os debates mesmo daquele temas mais aborrecidos mas é interessante que toda a postura geral que transmitem exteriormente é como que estudada à priori e como tal deverá ser verdade eles transmitirem uma pseudo-segurança mesmo que não a tenham eles tentam transparecer uma figura confiante em termos  de postura e dialogo.
 A meu ver a postura não é tudo visto que muita gente quando fala, acidentalmente gesticulam grosseiramente e fala como tivesse  a cuspir palavras e nem tanto a argumentar.
 A Filosofia enquanto área interventiva seria perfeita para fazer novas mentalidades politicas, assim
 sempre haveria uma intelectualidade argumentativa perante uma Assembleia.
 A Assembleia acima de tudo deve ser um espaço de reflexão coerente onde cada um, deve tentar refletir o seu papel na sociedade em questões de mudança no sentido prático, e saber quais as questões prioritárias fazendo com que o secundário não tenha tanta importância para que assim possa-se  de forma ordenada fazer o planeamento civil da sociedade em causa.
 A Grécia Antiga (ou melhor a Cultura Clássica) de origem na Grécia fundou de forma inovadora a Assembleia, é obvio que ao longo de tantos séculos foi-se adaptando ás sociedades de todo o Mundo, mas por mais que se tente ignorar e ocultar a verdade é que a essência da Assembleia perdeu-se e a prova viva disso é os deputados mandarem bocas uns aos outros como ataques a partidos se tratasse.
 Enfim os corruptos deste país conseguem destruir tudo de bom neste país nada escapa nem mesmo àqueles que ainda vão nascer, de caminho até um óvulo ou espermatozoide terá que pagar algo por existir naturalmente.

Autor : Carlos Cordoeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário