quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Poema Animal És Tu

O Animal és tu
que te sustentas com pouco
sem o básico e o importante;
O Animal és tu que fazes
de ti o pior que não és
mas adoras isso e até prolongas;
O Animal és tu
que te deixaste insultar
e pertencer a outros que se julgam;
O Animal és tu que deixas
calcarem a tua dignidade
quando pouco ou nada tens;
O Animal és tu
que deixaste tudo para trás
na esperança de melhorares na acidez
da tua vida e dos teus melhores momentos;
O Animal és tu que tentas por tudo
fazer aquilo que é utópico
e tentas remediar o erro que não cometeste;
O Animal serás sempre tu e eu
juntos seremos sempre o lado negro
de que nos acusam termos falhado a eles;
Todo o teu amor tem que lhes agradar
todo o teu carinho tem que ser para eles
toda a tua lealdade é por eles
por isso és animal senão mudares.


Senão mudares serás um animal
sempre bem domado e controlado
sem quereres nem poderes;
Já não adianta a tua raiva
já não adianta a tua energia
já não adianta reclamares
já estás demasiado estrangeiro;
O Animal és tu porque te sujeitaste,
O Animal és tu porque acreditaste
O Animal és tu porque deixaste-te levar
Agora não podemos ter medo e morder mesmo.


Agora mais que nunca tenho que te abandonar,
agora tenho mesmo que te expulsar,
Agora tenho que me impor perante a tua falsidade,
Agora tenho que te encostar à parede
Agora tens que te haver comigo,
Agora não me irás tirar o que já consegui há muito
Não vou não ser o teu cão, gato nem galinha
não preciso comer de outros que não são nada.


Autor : Carlos Cordoeiro
(A vocês do Governo).

Sem comentários:

Enviar um comentário